quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Adobe Flex

Olá!!

Bom, vamos começar do começo!!! Aqui vou explicar um pouco sobre o Adobe Flex e suas maravilhas.
Començando...

  • O que é o Adobe FLEX??
É uma linguagem de programação baseada na plataforma Flash da Adobe (mas não se engane, o Flex não é para fazer animações com "linha de tempo", Adobe Flex é para fazer Sistemas Web). 
Hoje, o flex não é uma ferramenta muito conhecida entre as empresas que utilizam sistemas na web, mas isso já está mudando, graças a empresas e/ou pessoas que estudam mais e mais para sempre inovar com seus produtos e serviços.

  • O que o Flex tem de bom?
 O Flex é famoso pela sua rica interface gráfica, pela sua facilidade de aprendizado, também pela facilidade de comunicação com outras linguagens (JAVA, PHP, etc) seja por Xml, WebService, RemoteObject, etc. Ele tem efeitos e transições que deixam o usuário final maravilhado com a interface das aplicações desenvolvidas com essa ferramenta.

  • Como começo??
É muito fácil de aprender a desenvolver em Flex, para começar você deve fazer o download do Flash Builder (versão teste por 60 dias) aqui (você também pode solicitar uma licença estudante para não comerciais aqui).
É só instalar e começar a se divertir. :D
*Para rodar as aplicações desenvolvidas em Flex, precisa de um navegador (firefox, chrome, ie, opera, etc) e o plugin do FlashPlayer instalado.
A própria Adobe disponibiliza um treinamento grátis (em inglês) das funções básicas do Flex, esses vídeos podem ser visto aqui.

  • Exemplos de aplicações
A muitos exemplos espalhados pela internet, mas existe o Tour de Flex que pode ser instalado logo abaixo (versão em AIR) ou então clicar aqui e ver a versão online.




  • Conclusão
A principio é isso pessoal, em breve novos posts com dicas e tutoriais.
Qualquer dúvida é só entrar em contato.

Abraço, Obrigado.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa, interessante sua ideia ^^. Destaque para a foto do mestre villa no follow, super super mala.

    ResponderExcluir